quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O luxo da cultura

Há relativamente pouco tempo, num evento cultural, gratuito por sinal, uma jornalista questionava-me sobre a cultura. Seria a cultura um luxo? Na altura respondi que talvez fosse...

Hoje, ao comprar bilhetes para um espetáculo, a questão voltou. Será a cultura um luxo neste país? Um país que, dia após dia, investe menos na cultura, com a desculpa da crise. Um país onde se compra mais rapidamente um bilhete para um jogo de futebol em vez de um bilhete para uma peça de teatro, talvez seja mesmo um luxo...

Para mim, nos últimos meses, a cultura tem sido o meu luxo. Um luxo que encaro como investimento. Um luxo que tento sorver ao máximo. Um investimento que me retribui memórias; que me enche a alma...

Felizmente, ainda há pequenos luxos gratuitos. Felizmente, alguns senhores de poder decidem dar circo ao povo! Felizmente, ainda há quem lembre que povo feliz, é povo pacato... E eu aproveito o luxo... E invisto sempre que posso, à espera que olhos se abram e que mais investimentos ocorram...

E é tão bom ver as crias a alinhar nestes luxos... É tão bom ver os pedidos de mais... Cada vez mais luxo bom, simples e enriquecedor!

Sem comentários:

Enviar um comentário